Departamento Anti-Fraude

A funerária Armindo criou recentemente o Departamento Anti-Fraude, com o objectivo de ajudar a moralizar o sector funerário nas zonas onde actua. Infelizmente, temos vindo a receber informações que nos levam a crer num aumento significativo de comportamentos menos lícitos por parte de algumas empresas funerárias, no sentido de influenciar ilicitamente a contratação de funerais. Esses comportamentos são particularmente lamentáveis e penalizadores, tendo em conta a fragilidade emocional dos familiares em luto. Resultam daqui prejuízos emocionais e financeiros para as famílias enlutadas, que dificilmente serão totalmente reversíveis.

A funerária Armindo irá, neste espaço, descrever várias situações que poderão ajuda-lo a identificar comportamentos ilícitos. Nenhum destes casos representa uma situação ou denuncia efectiva. São apenas exemplos de situações que se poderão passar e para as quais deverá estar alerta. Desta forma, poderá optar por denunciar situações que se tenham passado consigo no passado e/ou, principalmente, estar alerta para evitar cair em situações similares no futuro.

 

Algumas situações potencialmente ilícitas 

        1. "Dizem-me que tenho que escolher a funerária que 'está de serviço' ao hospital"

          2. "Recebi um contacto não solicitado de uma agência funerária"

        3. "Obtive a recomendação de estranhos sobre uma funerária"

        4. "Não me deram orçamento escrito"

        5. "O 'subsídio de funeral' não foi feito em meu nome"

        6. "Paguei mais do que o combinado inicialmente"

        7. "Liguei para a funerária Armindo, mas fui atendido por outra funerária"

        8. "A outra funerária disse que 'era a mesma coisa' que a funerária Armindo"

        9. "Disseram-me que a funerária Armindo já não é uma empresa portuguesa"

        10. "Disseram-me que a funerária Armindo era mais cara"

        11. "Disseram-me que era sempre mais barato utilizar a funerária da provincia do que a da cidade"

        12. "Um vosso concorrente disse-me que a funerária Armindo já tem posição dominante e que não precisa tanto do serviço como a sua micro-empresa"

Denuncie qualquer uma destas situações aqui e defenda-se deste tipo de ilícitos. A funerária Armindo recolherá, validará e partilhará todas as informações com a instituição e com as autoridades competentes.

 

Perguntas Frequêntes

 
a) Se tiver passado por uma situação desse tipo, terei sido burlado?
R: Qualquer uma das situações descritas acima podem potencial e/ou efectivamente significar que foi alvo de acto ilícito. Poderão haver algumas variantes, no seu caso em particular, que possam alterar essa percepção de ilícito efectivo. Não pretendemos fazer nenhum tipo de juízo prévio, mas temos naturalmente a noção do que é (ou não) um comportamento legítimo, em termos gerais. O dolo de qualquer situação específica só poderá ser apontado por via de investigação das autoridades oficiais.
 
b) Haverá possibilidade de responsabilizar as pessoas, entidades e empresas funerárias envolvidas?
R: Infelizmente não é a primeira vez que situações deste tipo foram detectadas e levadas à justiça em Portugal. A denuncia, mesmo que anónima, possibilita o início de uma investigação, a qual poderá posteriormente resultar em responsabilização de pessoas, empresas e/ou entidades. Os resultados práticos serão naturalmente os resultantes da investigação oficial e consequênte processo legal.
 
c) Poderei também denunciar processos ou situações que envolvam funcionários da funerária Armindo?
R: Claro que sim. Na funerária Armindo trabalhamos sob um rígido procedimento de ética empresarial que elimina este tipo de comportamentos por parte de qualquer um dos colaboradores do grupo Eternal Life e, consequentemente, da funerária Armindo. Caso tenha conhecimento de algum comportamento anormal, por favor comunique-nos formalmente logo que possível para que possamos iniciar o respectivo processo de averiguação disciplinar. Não serão tolerados quaisquer comportamentos divergentes dos nossos padrões de ética empresarial.
 
d) Terei informações sobre o processo que denunciei?
R: O denunciante terá acesso somente ao estado (status) do seu processo. Dependendo do tipo de situação ilícita reportada, o processo poderá ser imediatamente encaminhado para as autoridades (e/ou entidades oficiais) ou poderá aguardar relevância estatística. Em qualquer dos casos, sempre que a denuncia não seja anónima, será comunicada cada mudança de estado (status) do processo que submeteu. A componente de investigação, quando ela existir, será da exclusiva responsabilidade das autoridades oficiais, devendo solicitar quaisquer informações concretas directamente junto destas.
 
e) A funerária Armindo fará algum tipo de investigação privada?
R: O departamento de Anti-Fraude da funerária Armindo não pretende substituir os procedimentos oficiais da república Portuguesa. O nosso papel limita-se a facilitar a comunicação de actos ilícitos, promovendo informações relevantes às populações sobre os tipos de situações e riscos de fraude que poderão ser alvo. Por outro lado, uma primeira análise da nossa parte poderá filtrar, desde logo, quais as situações de fraude mais penalizantes e óbvias. Acreditamos nas autoridades e na justiça de Portugal, sendo essa sempre a nossa via prioritária de actuação. 
 
f) As situações de risco são assim tão frequêntes?
R: Sempre existiram suspeitas de ilícito em todas as áreas e profissões. Felizmente, a experiência diz-nos que 99% das pessoas que exercem funções em organismos públicos e privados de saúde e segurança, são honestas e merecem todo o nosso respeito. No entanto, os restantes 1% podem rapidamente destruir essa imagem de competência e integridade, com danos aos utentes e às respectivas instituições. O objectivo deste departamento é ser mais um elemento dessuasor deste tipo de comportamentos, por via da recolha, identificação e encaminhamento destes processos.
 
g) Posso fazer uma denûncia anónima?
R: Sim. Deverá apresentar o maior número de detalhes possível, para aumentar o grau de sucesso de uma posterior investigação. Uma denûncia anónima terá naturalmente uma "força" inferior a uma denûncia nominal. No entanto, entendemos perfeitamente as razões que poderão levar a preferir o anonimato, e será certamente melhor denunciar do que ficar conivente com a situação. A vertente estatística tem um papel particularmente significativo no que respeita às denuncias anónimas.
 
h) Até quando manterão este programa / departamento Anti-Fraude?
R: Não temos uma data definida para fechar este programa anti-fraude. Enquanto sentirmos uma utilidade efectiva na protecção das populações, iremos continuar a defender a ética de todas as partes envolvidas nesta sensível área. Numa situação onde as famílias estão mais fragilizadas, todos temos que colaborar para evitar comportamentos e aproveitamentos menos éticos. Estamos certos que outras empresas funerárias partilham esta nossa preocupação e se juntarão a esta iniciativa. Quando sentirmos que estes comportamentos já não existem, poderemos equacionar esse encerramento. Esperamos por esse dia...

Contacto

Funeraria Armindo - A agência funerária líder em Setúbal ESPAÇO SEDE - SETÚBAL
Rua da Tebaida, 24
2900 Setúbal
Tel: (+351) 265 523 515

ESPAÇO HOSPITAL - SETÚBAL
Av. D. João II, Piso Int.
2910 Setúbal
Tel: (+351) 265 220 464

AGENTES OFICIAIS
Azeitão:
>> José Manuel Vilão
Tel: 961 206 125

Poceirão, Águas de Moura & Pegões:
>>Daniel Teixeira
Tel: 961 206 356
****

Emergência Funerária
Ligue Grátis

800 217 217

Em alternativa, poderá contactar-nos através dos seguintes números de telefone:

Rede Fixa
(+351) 265 523 515

Rede móvel
(+351) 967 122 005
geral@funeraria-armindo.com